SEGURO AUTOMÓVEL

Peritagem automóvel: Sabe com o que contar?

A peritagem automóvel é um termo que ouvimos frequentemente no que se refere a seguros e acidentes de trânsito. Mas o que é exatamente e o que está envolvido no processo?

Quando acontece

Um pedido de peritagem automóvel é feito quando se dá um acidente na estrada e a seguradora faz a sua própria investigação de modo a determinar vários fatores envolvidos, desde a quem é atribuída a culpa até aos danos que foram causados. Normalmente, no caso de tudo bater certo, a companhia autoriza a oficina para reparar o veículo e trata dos custos envolvidos. No caso de não bater certo ou de não concordar com a peritagem, poderá pedir que seja feita uma nova ou contestar a decisão. Nestes casos deve, no entanto, preparar-se para ter que lidar com a situação sem a seguradora. Recomenda-se que esteja presente quando o perito estiver a examinar o seu veículo, pois este pode ter dúvidas sobre o que aconteceu e sobre as suas alegações.

A peritagem é isenta?

A finalidade da peritagem é permitir que a companhia de seguros saiba exatamente o que aconteceu, sem ter de depender apenas de um dos lados da história, sendo uma proteção para todos os envolvidos, com o objectivo de encontrar a conclusão mais justa para todas as partes.

Quanto tempo leva um peritagem?

O contacto para marcação da Peritagem é efetuado no prazo de dois (2) dias úteis, após a comunicação da ocorrência do sinistro automóvel pelo tomador do seguro, pelo segurado ou pelo terceiro lesado. As peritagens podem ser concluídas de duas maneiras diferentes, dependendo se a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) foi assinalada ou não pelos condutores envolvidos. Caso não tenha sido assinada, a peritagem será concluída num prazo máximo de oito (8) dias úteis e os relatórios estarão disponíveis num prazo de quatro (4) dias úteis após a conclusão. O cliente ou lesado é notificado por SMS, email e/ou carta quando o relatório estiver pronto, e pode ser enviado mediante solicitação por escrito do proprietário do veículo. Já quando a DAAA é assinada pelos dois condutores, os prazos acima indicados são reduzidos a metade. Se houver necessidade de desmontagem, o tomador do seguro, o segurado ou terceiro lesado é notificado da data de conclusão da peritagem, no prazo máximo de doze (12) dias úteis.

Posso contestar uma perícia?

Após a realização de uma peritagem automóvel, o consumidor tem um prazo de 5 dias úteis para contestar o resultado apresentado pela seguradora. Existem duas situações em que o consumidor pode contestar a decisão da seguradora: se a seguradora se recusar a assumir responsabilidades e não cobrir os custos da reparação do veículo; ou se a seguradora aceitar a responsabilidade, mas os termos da reparação não forem satisfatórios. Caso a seguradora se recuse a assumir responsabilidades, o consumidor deve identificar incorreções na descrição dos factos apresentados e expor os seus argumentos, podendo solicitar uma nova análise do processo. No entanto, mesmo que a seguradora assuma responsabilidades, o consumidor tem o direito de contestar a decisão caso não esteja satisfeito com a conclusão da peritagem. Neste caso, é aconselhável negociar com a seguradora para encontrar uma solução que seja aceitável para ambas as partes.

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